Followers

Que desporto praticam?

Visitantes

20/03/11
É nos momentos de solidão que olhamos pra nós e vemos tudo com clareza e clarividência, são momentos como esses que nos fazem tomar as melhores decisões da nossa vida, por isso para quem acha que a solidão é uma coisa negativa devia parar pra pensar... sozinha/o!
27/01/11

Ração Humana?!

Author: Paula Quintas
26/01/11
É  a nova moda para perder peso! 

Feita à base de cereais integrais e energéticos como aveia em flocos, gérmen de trigo, açúcar mascavo (açúcar bruto), fibra de trigo, gelatina, cacau, levedo de cerveja e guaraná em pó, o faz bem à saúde e pode fazer com que a pessoa perca até oito quilos num mês.

Apesar de nutricionistas afirmarem que a mistura, rica em fibras e compostos integrais, possui muitas vitaminas e minerais, fazem um alerta: ela não deve substituir as refeições nem ser consumida em excesso, já que é calórica (duas colheres de sopa do farelo contêm 80 cal). Assim, a “ração” leva à saciedade, o que faz com que seus adeptos comam menos. 

Deve ser consumida com frutas, em vitaminas, com sumos, com iogurte e com leite de soja ou desnatado.

Não sei se já existe em Portugal! Mas será que resulta?

Umas dicas...

Author: Paula Quintas
1 Para emagrecer ou definir os músculos o indicado é exercitar grupos musculares alternados (braço e perna, por exemplo). E para o contorno dos músculos apostem nos exercícios aeróbios (30min, 3 vezes/semana)
2 Para aumentar a queima de gordura, deixem a bicicleta ou a passadeira para depois do treino com pesos.
3 Se por outro lado a intenção é fortalecer a musculatura, podem treinar todos os grupos musculares, três vezes por semana.
4 Para deixar os músculos firmes, as séries devem ter entre 15 a 20 repetições (com pesos médios).
5 Ao fazer mais de uma hora de exercícios aeróbicos por dia corremos o risco de ficar flácidos, porque o nosso corpo começa a usar os músculos como fonte de energia.

Na puberdade há uma mudança evidente no desenvolvimento do indivíduo, o crescimento é pouco harmonioso, os órgãos genitais aumentam de tamanho, o tom de voz varia, aparecem e aumentam os pêlos púbicos, o tamanho dos seios e das ancas aumenta e inicia-se a menstruação na mulher (o aparecimento da primeira denomina-se menarca) e a ejaculação no homem. Por sua vez, o pensamento abstracto e as emoções amadurecem. Entre os 12 e 16 anos o coração duplica a sua capacidade, em contrapartida o cérebro, que a triplicou durante o primeiro ano de vida, deixa de crescer praticamente a partir dos 14 anos. A força muscular triplica entre os 12 e os 18 anos e é um facto geralmente aceito que a maturidade plena que se dá ao fim de 5 anos depois das alterações se terem iniciado. Em ambos os sexos há um aumento importante na velocidade de crescimento, mas em geral elas param dois anos antes deles e sobretudo a partir do aparecimento da menstruação, pelo que as raparigas costumam ter uma altura inferior ao chegar à idade adulta. Uma característica deste crescimento que pode fazer o adolescente sentir-se incomodado é a sua irregularidade: os pés e as mãos parecem desproporcionadamente grandes porque atingem o seu tamanho final antes de a estrutura ser definitiva. Não só aumenta a altura mas também o peso, sobretudo à custa do aumento muscular e ósseo. Nas adolescentes produz-se uma redistribuição da gordura acumulada na fase pré-pubertária, especialmente na parte baixa do abdómen, nas ancas e nas pernas. Nesta fase há que ser prudente com os desportos, pois é frequente o desenvolvimento não estar concluído quando se pretendem realizar actividades inadequadas: musculação ou desporto de alta competição. Também é absolutamente contra indicado o uso de anabolizantes esteróides para estimular o desenvolvimento muscular, pois são muito prejudicais nesta fase de crescimento.

As mudanças nos ossos também ocorrem na face, sobretudo com o alargamento do queixo. Também os órgãos internos aumentam de tamanho: coração, fígado, rins e tubo digestivo. O aumento da laringe (a caixa de ressonância da voz) produz uma mudança na voz, que se torna mais baixa e profunda, especialmente nos rapazes. Neles o crescimento da cartilagem que rodeia a laringe dá lugar a uma maior proeminência da maçã de Adão.

Em ambos os sexos, os pêlos que recobrem a pele tornam-se mais escuros e fortes nas axilas e nas pernas, e aparecem na face dos rapazes, primeiro sobre o lábio superior. O aparecimento do pêlo corporal é regulado também pela presença da puberdade no momento de produção das substâncias denominadas hormonas. A diferente combinação de hormonas em cada sexo faz com que a distribuição seja diferente: por exemplo, os pêlos púbicos masculinos sobem até ao umbigo, enquanto os femininos formam um triângulo invertido. Outra alteração importante deve-se ao início da função das glândulas sudoríparas das axilas e dos órgãos genitais, com consequente alteração de cheiro. Esse odor pode ser desagradável para o adolescente por ser novo.

Higiene Dentária

Author: sofy


O hábito de cuidar dos dentes, com os demais hábitos saudáveis deve ser consolidado nesta idade. Embora a erupção dos dentes se dê basicamente na infância, muitas consequências de uma má higiene dentária apareça na adolescência. Sabe-se que setenta e cinco por cento dos adolescentes sofre de cárie dentária. A cárie dentária é uma doença infecciosa que afecta a estrutura dos dentes, formando cavidades e destruindo-os. Associa-se frequentemente a uma inflação das gengivas (gengivites) e ao mau hálito. Os germes habituais da boca, juntamente com os restos dos alimentos que não são eliminados correctamente (sobretudo se forem açucares e fermentam), contribuem para o aparecimento e a progressão da cárie dentária.
Há quatro atitudes que permitem evitar a cárie:

1 - Utilizar uma escova de dentes. Para eliminar os restos de alimentos, deve-se escovar os dentes após cada refeição durante três minutos. Lavam-se por dentro e por fora, bochechando depois com água com um líquido fluoretado. As pastas dentífricas fuoretadas tornam a escovagem dos dentes mais agradável. A escova deve ser mudada ao fim de cada 3 ou 4 meses.


2- Alimentação correcta. A alimentação deve ser variada e equilibrada e os alimentos devem ser bem mastigados para favorecer a sua digestão posterior. Deve-se evitar: abusar de alimentos açucarados (podem ficar restos agarrados aos dentes que, ao fermentar, favorecem a cárie), comer doces fora das horas das refeições ou antes de ir dormir, abusar de alimentos excessivamente frios ou quentes, abrir garrafas ou partir cascas de frutos secos com os dentes.





Fadiga e Lesões

Author: sofy

Salada Agridoce

Author: paulinho

Uma refeição ligeira e saudável para 4 pessoas em apenas 10 min.

Ingredientes:

  • 1/4 abacaxi;
  • 2 kiwis;
  • 1 endívia;
  • 4-5 folhas de alface frisada;
  • 1 cebolinha pequena;
  • 10 tomates cereja;
  • azeite extra virgem;
  • sal


Preparação:

Descascar os kiwis e cortar em fatias verticalmente.
Retirar a casca do abacaxi, cortar primeiro às rodelas e depois em pequenos leques, seguindo a forma da rodela. Lavar os tomates cereja e cortar em metades se forem pequenos ou em quartos se forem grandes.
Lavar e cortar a endívia e a alface frisada. Temperar à parte com pouquíssimo sal e azeite. Retirar as raízes e a casca da cebolinha e cortar em anéis finos.
Compor a salada, tendo como base a endívia e a alface temperadas e colocando os restantes ingredientes por cima.


Bom apetite!

Massagens

Author: paulinho
É sempre bom termos conhecimento dos benefícios de uma massagem...


http://www.scribd.com/doc/2182347/apostila-massagem

Ginástica

Author: paulinho

Aula de Ginástica

Author: paulinho

Contração Muscular

Author: Nuno

Neste artigo vou explicar sucintamente como é feito a contração muscular. Nos músculos existem as fibras musculares, que são as células dos músculos. O ATP é o que fornece energia ás fibras musculares e depois quando o ATP passa a ADP as fibras musculares vão buscar o glicogénio as reservas dos músculos e do fígado para poder executar os execícios pretendidos, transformando-se assim o ADP no ATP necessário para a contração muscular.

Corpo Humano

Author: paulinho
Author: Nuno
Os Hidratos de carbono como todos nós sabemos, estão presentes nos alimentos, mas concretamente, no arroz nas massas, nos cereais, nas carnes, peixes, etc. A importância dos Hidratos de Carbono vai depender de organismo para organismo, pois se for de uma pessoa sedentária , o organismo não perde muitos níveis de hidratos de carbono, pois não faz qualquer tipo de exercício físico, apesar de ter gastos como todas as pessoas tem k fazer uma dieta menos rica em hidratos de carbono do que um desportista. O desportista através do exercício físico apresenta muitos gastos nos níveis de hidratos de carbono, pois são eles que vão dar a energia necessária aos músculos para poderem aguentar o exercício a que estão destinados, basicamente actuam muito como a reserva de energia necessária para os músculos.

















A nível da dieta do desportista como é óbvio tem k ser rica em hidratos de carbono, afim de repor os níveis de hidratos de carbono no organismo.

A Célula

Author: Nuno

La Celula

Author: Nuno

treino do arnold

Author: paulinho
25/01/11
Praticar exercícios físicos é muito importante para qualquer indivíduo, pois está provado cientificamente que o sedentarismo é prejudicial à saúde. Para a pessoa que tem diabetes, a atividade física traz diversos benefícios adicionais, como o aumento da ação da insulina.
As vantagens de praticar exercícios podem ser divididas em dois tipos: imediatos e tardios.
Como benefício imediato, ou seja, aquele que ocorre logo no primeiro dia, podemos citar:
  • Aumento da ação da insulina
  • Aumento da captação da glicose pelo músculo

  • Diminuição da glicose sangüínea
  • Aumento da sensibilidade celular à insulina
Já os benefícios tardios são:
  • Incremento das funções cardio-respiratórias
  • Incremento da força e da resistência
  • Outros benefícios Aumento da ação da insulina

Músculos e Ossos

Author: Mario Dinis

World Record

Author: Mario Dinis
Aqui temos o homem mais rápido do mundo, Usain Bolt, que bateu recentemente o record mundial dos 100 metros livres em Berlin

Usain Bolt 100m Berlin World Record - 9,58s [HD] from Abdel on Vimeo.
Aeróbio ou anaeróbio dizem respeito ao tipo de metabolismo energético que está sendo utilizado preferencialmente, e este aspecto não tem relação com os efeitos salutares dos exercícios. Ambos os tipos de exercícios podem ser graduados para serem suaves, moderados ou exaustivos.
Exercícios aeróbios típicos são contínuos e prolongados, realizados com movimentos não muito rápidos (corrida, ciclismo, natação). Nestes exercícios, mais a duração e menos a velocidade dos movimentos, podem ser manipuladas para caracterizar a actividade como suave, moderada ou exaustiva.
Exercícios anaeróbios podem ser basicamente de dois tipos: de velocidade, com ou sem alguma carga (corrida, ciclismo, natação), ou lentos com carga (exercícios resistidos tais como a musculação com peso e aparelhos), e sem carga (ginástica localizada).
Nos exercícios anaeróbios a fadiga muscular surge mais rapidamente e os exercícios são realizados de forma interrompida, para intercalar períodos de descanso com períodos de actividade. Os exercícios anaeróbios de velocidade não podem ser suaves, pois a demanda de sobrecargas para o organismo será sempre considerável, sendo a actividade classificada como moderada ou exaustiva. No entanto, os exercícios anaeróbios lentos podem variar de exaustivos à muito suaves, neste último caso impondo menores sobrecargas ao organismo dos que os exercícios aeróbios contínuos.

Desportos na União Europeia

Author: Mario Dinis
A apresentação que se segue, contem desportos característicos dos diversos países pertencentes à União Europeia.

 http://www.slideshare.net/bcsbd/desportos-da-uniaoeuropeia

 

Anatomofisiologia

Author: Paula Quintas

Alongamentos

Author: Paula Quintas
No documento que se segue têm vários alongamentos que podem utilizar nas vossas futuras aulas. 

Author: Paula Quintas

Sabiam que?!

Author: Paula Quintas

Um estudo publicado no “Journal of Lipid Research” afirma que 45 minutos de exercícios, três horas depois de comer um prato calórico, elimina mais gordura abdominal do que quando se faz exercício de estômago vazio, ou seja, antes da refeição.



Massagem Shantala

Author: Paula Quintas








É um tipo de massagem indiana direccionada para bebés. 

Esta é uma técnica que desenvolve a parte emocional do bebé,  corresponde a uma  sequência técnica e específica de toques efectuados com carinho. 

Os movimentos devem ser feitos com firmeza, aumentando naturalmente a pressão dos dedos. Os movimentos são sempre feitos do centro para as extremidades ou de baixo para cima. E deve-se começar sempre no lado esquerdo e acabar no lado direito, pois segundo a medicina oriental este é o sentido da energia no corpo humano.

A Massagem Shantala aplica-se a recém-nascidos a partir de 1 mês de idade, podendo aplicar-se também aos bebés e a crianças.

Se estiverem interessados em aprender mais sobre este assunto e partilhá-lo com os vossos filhos cliquem em: 

 
 

A nossa faculdade...

Author: Paula Quintas

O primeiro post!

Author: Paula Quintas
Olá a todos!

Somos alunos do Instituto Superior de Ciências Educativas (ISCE) e criámos este blogue no âmbito da unidade curricualr de Informática. 

Frequentamos a licenciatura de Educação Física e Desporto e como tal iremos postar aqui informação sobre a nossa área. Entre desporto, saúde e bem estar esperamos que este blogue vos seja útil na mudança ou correcção de hábitos desportivos e alimentares e consequentemente melhor bem estar. 


Cumprimentos,

Paula Quintas